Custo de Oportunidade

 1. Explicita o conceito de custo de oportunidade. Ilustra-o referindo dois exemplos.

   O custo de oportunidade é a alternativa que se tem de sacrificar para satisfazer uma necessidade, dada a escassez de recursos. 

  Se precisarmos de comprar uma casa e um carro e acabarmos por comprar o carro, a casa é o custo de oportunidade porque desistimos e sacrificamo-la.  

  Imaginamos que entramos numa loja e gostamos de umas calças e de uma camisola mas não temos dinheiro para as duas. Se escolhermos comprar a camisola, as calças são o nosso custo de oportunidade


2.  Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde. 

   Se acabar o Ensino Secundário com 17 anos teria mais tempo de trabalho e começaria a ganhar dinheiro mais cedo e mais rápido do que se terminasse o Secundário mais tarde. 


3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas num colégio privado relativamente a uma escola pública. 

  O ensino num colégio privado é pago, tendo de se pagar as propinas, no entanto na escola pública é de graça. Por isso, se o  custo oportunidade fosse o colégio privado iríamos salvar uma certa quantia de dinheiro, que seria para as propinas, mas ao mesmo tempo iriamos estar a abdicar de melhores condições a nível escolar. 


4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.

4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.

   Pontos exteriores, como I, não são alcançáveis porque não há recursos suficientes devido ao facto de serem escassos.


4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U.

    Observando o gráfico podemos constatar que o ponto U equivale à produção de 6 milhares de espingardas e a 2 milhões de manteiga. No entanto, não faz nenhum sentido construir 6 milhares de espingardas e 2 milhões de manteiga se podemos produzir a mesma quantia de manteiga e o dobro da quantia de espingardas.  



4.3. Calcule o custo de oportunidade de produzir mais 3 milhares de espingardas quando passa de C para A. Justifique.

   No ponto A são produzidas 15 milhares de espingardas e nenhuma de manteiga. No ponto C são produzidas 12 milhares de espingardas e 2 milhões de quilos de manteiga.  O custo de oportunidade de produzir mais 3 milhares de espingardas quando passa do ponto C para o ponto A seria 2 milhões de quilos de manteiga, pois, para produzir 15 milhares de espingardas teríamos de deixar de produzir manteiga. 



5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas.

   Muita das vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado a decisões politicas e à construção de infraestruturas devido ao facto de não terem um valor fixo atribuído e de serem as pessoas que definem o seu valor de acordo com a sua situação econômica e social. 



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